Guia de Raças | Cães

País de Origem: Grã-Bretanha

Classificação: Cão de caça

Perfil: Dócil, equilibrado e alegre

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos

Tamanho: Entre 33 e 40 cm

Pelagem: Curta, densa e resistente às intempéries

Cor: Variada

HISTÓRIA DA RAÇA

Muito antigo, o Beagle deve ter sido produzido a partir do grande Foxhound para caçar com os homens a pé, de preferência atrás da lebre. Ele ainda é usado em matilhas, muitas vezes organizadas por instituições, incluindo universidades e escolas.
Um ansioso e irrequieto cãozinho, cheio de entusiasmo e vigor e sempre pronto para qualquer atividade que o envolva. Tudo sobre a raça dá a impressão de atletismo e não existe melhor visão do que uma matilha de Beagle em plena perseguição, suas cabeças baixas farejando, as caudas rígidas para cima e concentrados na perseguição.
Durante o reinado do Rei Henrique VIII e da rainha Elizabeth I existiam Beagles de pelo duro, alguns dos quais eram pequenos o suficiente para serem transportados no bolso de um casaco de caça. O tamanho tem aumentado ao longo dos anos, mas versões menores da raça, chamadas de “Beagles de bolso”, algumas vezes nascem.

 

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

O Beagle pode ser considerado um cão robusto, de construção compacta, que dá impressão de qualidade sem ser grosseiro. Dentre suas proporções mais importantes, o comprimento da cabeça, entre o occipital e a ponta da trufa, divididos pelo stop, deve apresentar distâncias as mais semelhantes possíveis. A altura dos cotovelos deve ser a metade da altura na cernelha.

 

PERFIL

Essa raça alegre tem como função essencial é a caça à lebre, seguindo seu rastro. Corajoso, com grande atividade, vigor e determinação. Alerta, inteligente e possui um temperamento equilibrado. Amável e vigilante, não demonstra nem agressividade, nem timidez.

 

TAMANHO

Sem distinções entre machos e fêmeas nesse quesito, o exemplar da raça deve ter atura mínima desejável de 33 cm e a máxima desejável de 40 cm.

 

PELAGEM

O pelo do Beagle deve ser curto, denso e resistente às intempéries.

 

COR E MARCAÇÃO

A coloração do Beagle é bastante variada. Pode ser tricolor – preto, marrom e branco; azul, branco e marrom; manchas cor de texugo; manchas cor de lebre; manchas cor limão; limão e branco; vermelho e branco; marrom e branco; preto e branco; todo branco. Com exceção do todo branco, as cores acima mencionadas podem ser encontradas como manchas mosqueadas. A extremidade da cauda deve ser branca.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site