Guia de Raças | Cães

País de Origem: Itália

Classificação: Cão de companhia

Perfil: Dócil, alegre e afetuoso

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos

Tamanho: Machos - 21 a 25 cm; Fêmeas - 20 a 23 cm

Pelagem: Densa, clara, brilhante, pesada, muito longa e de textura sedosa

Cor: Branco puro

HISTÓRIA DA RAÇA

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o nome dessa raça não significa que ela é originária da ilha de Malta, porque o adjetivo “Maltês” vem da palavra semítica “màlat” que quer dizer refúgio ou porto. Esta raiz semítica se encontra em toda uma série de nomes de lugares marítimos, por exemplo, o nome da ilha Adriática ilha da Méleda, a cidade Siciliana de Melita e também o da ilha de Malta. Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas Centrais do Mediterrâneo onde caçavam camundongos e ratos que se encontravam em profusão nos armazéns dos portos e nos porões dos navios. Na lista de cães existentes na época de Aristóteles (384-322 A.C.) ele menciona uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes malitenses”. Este cão era conhecido na Roma Antiga, onde era companheiro favorito das matronas. Representações do Maltês por numerosos pintores da Renascença mostram este pequeno cão nos salões da época, ao lado das belas damas daquele tempo.

 

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

Pequenino e de corpo alongado, coberto por uma pelagem branca muito longa, esse cães são muito elegantes com um distinto e orgulhoso porte da cabeça. Outro ponto importante em seu padrão é o fato do comprimento de seu corpo ter que ser 38% maior do que a altura na cernelha. O comprimento da cabeça é igual a 6/11 da altura na cernelha.

 

PERFIL

A raça Maltês mostra-se inteligente, de caráter vivaz e bastante apegado ao dono. Figura entre os cães de companhia preferidos, pela brancura e a rica e vistosa pelagem. Os olhos do maltês expressam vivacidade e inteligência, são grandes e redondos e suas orelhas tendem a ser triangulares de inserção larga e alta. São totalmente cobertas de pelos longos, espessos, não ondulados que chegam, pelo menos, à ponta dos ombros.

 

TAMANHO

No Maltês, a altura dos machos, na cernelha, deve ser de 21 a 25 cm, enquanto nas fêmeas essa medida deve ser de 20 a 23 cm.

 

PELAGEM

A pelagem da raça é densa, brilhante, lustrosa, caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longa sobre todo o corpo; reto sobre todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou caracol. Sobre o tronco deve ser mais longo do que a altura da cernelha e cai pesadamente para o solo, como uma capa bem colocada sobre o tronco sem se abrir ou formar flocos ou mechas. Flocos ou mechas são aceitáveis nos membros anteriores, do joelho à pata. Não tem subpelo. Na cabeça, o pelo é muito longo, como também, no focinho onde ele se mistura com o pelo da barba, também no crânio de onde ele cai até misturar com o pelo das orelhas. Na cauda, os pelos caem para trás de um lado do corpo, quer dizer, sobre um dos flancos e sobre as coxas, de um comprimento que atinge os jarretes.

 

COR E MARCAÇÃO

Quanto às cores do Maltês, o branco puro é a coloração sempre desejada. Um pálido tom de marfim também é permitido. Manchas pálidas de sombra laranja são toleradas, mas não desejadas e constituem uma imperfeição.

 

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site