Guia de Raças | Cães

País de Origem: Grã-Bretanha

Classificação: Cão de caça e companhia

Perfil: Alegre, dócil, destemido, afetuoso e ativo

Expectativa de Vida: 12 a 15 anos

Tamanho: Machos - 39 a 41 cm; Fêmeas - 38 a 39 cm

Pelagem: Lisa e de textura sedosa

Cor: Variada

HISTÓRIA DA RAÇA

O Cocker Spaniel atual provém diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas. Entre os Spaniels mais conhecidos, está o Cocker Spaniel, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferenciando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o Springer atual. O Cocker Spaniel Inglês é um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves. Devido ao seu pequeno porte é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte. Dotado de excelente olfato, o Cocker Spaniel descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono.

PADRÕES DA RAÇA - DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

Alegre, robusto, esportivo, bem balanceado, o Cocker Spaniel é compacto, medindo da cernelha ao solo aproximadamente o mesmo que da cernelha à raiz da cauda, que anteriormente tinha-se o costume de ser cortada.

PERFIL

O nariz da raça é largo, os olhos são grandes e escuros, expressando inteligência e doçura. As orelhas do cocker, tem forma lobular, de inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pelos lisos e sedosos. A cauda do Cocker Spaniel prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão.

TAMANHO

Os machos da raça devem medir entre 39 e 41 cm (15,5 a 16 polegadas), enquanto para as fêmeas a medida varia de 38 a 39 cm (15 a 15,5 polegadas).

PELAGEM

Pelo liso, de textura sedosa, jamais de arame ou ondulado, não muito abundante e nunca encaracolado. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes.

COR E MARCAÇÃO

Embora tenha cores variadas, elas devem ser sólidas, e a única exceção permitida na tonalidade é a cor branca no peito.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site