Guia de Raças | Gatos

País de Origem: Estados Unidos

Classificação: Companhia

Perfil: Dócil e carinhoso

Expectativa de Vida: 15 a 25 anos

Tamanho: 4kg - 10kg

Pelagem: Pelagem longa, cheia e macia com textura suave e sedosa

Cor: As cores podem variar em tons de chocolate, cinza, azul-acinzentado e marrom

HISTÓRIA DA RAÇA

A origem do gato Ragdoll é recente, ele foi criado na década de 1960 nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia. Conta-se que uma mulher tinha uma vizinha que possuía uma gata de nome Josephine. Era uma felina branca, sem raça, que lembrava muito um Angorá. Esta era uma gata arisca que vivia nas ruas, onde tinha filhotes igualmente ariscos. Certa vez, a gata se machucou e após o ocorrido ela mudou de comportamento, tornando-se totalmente dócil, amigável e carinhosa. Seus primeiros filhotes depois do acidente ficaram totalmente maleáveis quando colocados no colo. A mulher passou a acompanhá-los e escolheu três filhotes que foram os responsáveis para começar o perfil do Ragdoll. A raça foi reconhecida em 1965.

 

COMPORTAMENTO

O Ragdoll (“boneca de pano” em português), leva este nome pois fica totalmente relaxado no braço de seus donos, como se fosse mesmo uma boneca de pano. É um excelente companheiro caseiro, por ser carinhoso e divertido. São animais bastante carentes e estarão sempre próximos nas atividades de seus donos.

 

PERFIL

Grande, comprido e pesado, por ser firme e musculoso. Pesa de 4 a 10 quilos. A cabeça do Ragdoll é larga e o pescoço é curto e forte. Sua calda é longa, do mesmo comprimento do corpo. Ao carregá-lo, seu peso pode parecer surpreendente. A pelagem permanece junto ao corpo e dá a impressão de "quebrar" quando o gato se move. O manto é mais comprido em volta do pescoço e nas extremidades da cabeça, dando a aparência de um babador.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site