Guia de Raças | Cães

País de Origem: Suíça

Classificação: Cão de trabalho

Perfil: Alerta, atencioso, companheiro

Expectativa de Vida: 6 a 9 anos

Tamanho: Macho – 64 a 70 cm; Fêmea – 58 a 66 cm

Pelagem: Pelo grosso, longo e ligeiramente ondulado ou reto

Cor: Tricolor com predominância preta; as outras duas cores são branco e dourado

HISTÓRIA DA RAÇA

O Bernesse Mountain Dog é o mais popular de todos os quarto boiadeiros suíços existentes. Criado no distrito suíço de Berna, puxava as carroças dos produtores de queijo e dos tecelões como animal de tração. É provável que seus ancestrais tenham vindo para a Suíça como cães de guarda com as legiões romanas e ali foram cruzados com cães pastores da região, dando origem aos quatro boiadeiros suíços: o Boiadeiro Bernês – também conhecido por Sennenhund Bernês; o Grande Boiadeiro Suíço e os Boiadeiros de Apenzeller e de Entlebuch. A origem do nome vem da expressão alemã “Berner Sennenhund”, que significa “Cão Pastor dos Alpes Berneses”. O primeiro nome da raça foi Dürrbäch em homenagem ao lugar onde esses cães eram vendidos. Os cães pastores suíços que deram origem aos Berneses eram utilizados pelas fazendas para fazer guarda, pastorear gado e ovelhas e carregar pequenas carroças com leite. Nesta época os Berneses eram chamados por vários nomes descritivos como “bochecha amarela”, “quatro olhos”, “cães da fábrica de queijos”, etc. No século XIX o Boiadeiro Bernês esteve sob risco de extinção, mas essa fatalidade foi completamente revertida, o que levou à criação do clube da raça na Suíça em 1907. O fato foi quando as fazendas pararam de usar seus cães para puxar carroças. A persistência da raça é atribuída ao professor Albert Heim, criador de Terranova (Newsfoundland), no início do século XX. Em 1948 o temperamento se suavizou e seu tamanho aumentou após o cruzamento com um exemplar da raça Terranova. Este processo culminou com a criação do padrão oficial da raça, publicado pela primeira vez em 1973. Sua grande força e capacidade de suportar temperaturas muito baixas vêm desta mistura.

 

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

O Bernese é um cão grande e tricolor, resistente e equilibrado, inteligente, forte e bastante ágil. São características herdadas de sua origem pastoreira das montanhas, quando os machos são muito masculinos e facilmente se consegue distingui-los das fêmeas, tipicamente femininas.

 

PERFIL

A raça é sempre alerta, cheio de energia, atencioso, companheiro e amigo. Tem boa índole e não é tímido. O Bernese se apega às pessoas da família e costuma desconfiar de estranhos, no entanto atitudes agressivas são muito raras. Embora “avantajado” no tamanho físico, o Bernese é doce e necessita de muito contato com humanos. Por isso deve ser considerado membro da família. Na verdade este cão é bastante gentil e delicado para seu tamanho, além de leal, afetuoso e muito dócil com crianças e outros animais. É inteligente mas necessita de paciência e de um treinamento consistente. Late raramente e é considerado bom cão para dar o alarme – embora não seja considerado cão de guarda, pois dificilmente toma a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora. Normalmente é reservado com estranhos, mas não tímido ou medroso se uma socialização apropriada foi dada quando jovem. Atividade física moderada é suficiente na vida deste cão e, por isso, é boa companhia para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, suas funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado. Outra característica que pode ser surpresa sobre o Bernese ou Boiadeiro Bernês – como também é chamado no Brasil, é que ele não é “retriever” natural, nem inclinado à caça. A maioria dessa raça não gosta de nadar. Bernese é aparentemente um cão perfeito para qualquer um, mas com um olhar mais atento pode-se observar que este não é um cão para morar em apartamento ou tampouco ficar isolado no jardim de uma casa. O dono de um Bernese deve estar preparado para reservar parte de seu tempo de folga para interagir com o cão e também estar disposto a deixá-lo fazer parte da rotina diária da família.

 

TAMANHO

Embora o Bernese aparente ser “quadrado”, ele é ligeiramente mais longo no corpo do que na altura. Sua ossatura resistente é muito importante, tendo o corpo cheio.

 

PELAGEM

O pelo é grosso, moderadamente longo e ligeiramente ondulado ou em linha reta, tem um tom naturalmente brilhante. O aparamento impróprio ou a tosa devem ser descartados.

 

COR E MARCAÇÃO

O Bernese é tricolor com cor preta predominante, enquanto que as outras duas cores são branco e dourado. A cor dourada aparece sobre cada olho, nos mordentes que alcançam o canto da boca, em cada lado do peito, nas quatro patas e sob a cauda. Também há uma faixa branca da cabeça até o focinho. Toda a cor predominante à exceção do preto não é padrão da raça.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site