Guia de Raças | Gatos

País de Origem: Turquia

Classificação: Companhia

Perfil: Inteligente, dócil e brincalhão

Expectativa de Vida: 15 a 20 anos

Tamanho: 2kg - 5kg

Pelagem: Pelagem comprida, sedosa e muito suave. Nas orelhas apresentam tufos de pelos

Cor: Branco é a mais comum, mas pode ser admitida outras variações, como preto e azul-creme

HISTÓRIA DA RAÇA

Desde o início do século XVII, esses gatos são conhecidos na Europa. É considerado uma das raças mais antigas e sobreviventes. Porém, a raça de hoje trata-se de uma recriação artificial que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, e também aumentou a variedade de cores.

 

COMPORTAMENTO

É um gato bastante ativo durante a sua vida. Brincalhão, inteligente, dócil, sociável e não suportam a solidão, precisam sempre de companhia e afeto. Além disso, gostam de escalar pontos altos e são muito apegados aos seus donos. É uma raça que gosta muito de mimos. Costuma se divertir brincando com bola, pulando em árvores e correndo. Entretanto, convive bem com crianças e com outros animais.

 

PERFIL

Os angorás turcos possuem um corpo comprido e uma postura elegante. Pesam por volta de 2 a 5 quilos. A cabeça é pequena e triangular. As orelhas são grandes, longas e pontiagudas com bastante pelos, assim como o corpo que possui pelagem longa, fina e sedosa. Patas pequenas, redondas e delicadas e também com pelos. Alguns gatos da raça angorá são portadores de heterocromia, que é uma anomalia genética na qual o ser possui um olho de cada cor, são chamados de gato de olho ímpar. Este fenômeno ocorre comumente em gatos brancos, porém é possível encontrar raramente em gatos de outras cores.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site