Guia de Raças | Gatos

País de Origem: Tailândia

Classificação: Companhia

Perfil: Fiel, ciumento e gosta de ser acariciado

Expectativa de Vida: Até 15 anos

Tamanho: 3kg - 6kg

Pelagem: Pelagem curta, fina e brilhante

Cor: Branco, branco acinzentado e creme. Com as extremidades do corpo em castanho escuro ou chocolate.

HISTÓRIA DA RAÇA

Foi na Tailândia, antigo Sião, que os ocidentais viram esses gatos pela primeira vez. Em 1884 foram levados para a Inglaterra e foi graças aos ingleses que esta raça foi espalhada pelo mundo.

 

COMPORTAMENTO

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem bastante imprevisíveis em suas reações, da mesma forma que gosta de se divertir com um brinquedo, também adora cochilar em um confortável colo. Os siameses são brincalhões, curiosos, apegados ao dono, ciumentos, inteligentes, fiéis e manhosos, porém não são muito sociáveis com pessoas desconhecidas. No geral, esses gatos costumam eleger apenas um dono e se apegam fortemente a ele. São animais que se expressam pela voz. O miado forte e a personalidade incomum o distinguem de outras raças. No cio, a fêmea fica quase histérica. Pode rolar pelo chão, gemendo, ou correr pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontrar pela frente.

 

PERFIL

Possuem corpo elegante e longilíneo de porte médio, orelhas grandes e cabeça triangular, pesam de 3 a 6 quilos e medem aproximadamente 20 cm. O siamês é o príncipe dos gatos, título recebido por sua elegância de corpo e, também, pela graça de seus movimentos.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site