Guia de Raças | Cães

País de Origem: Indefinido

Expectativa de Vida: Até 20 anos

Tamanho: Variado

Pelagem: Lisa, crespa, longa ou curta e pode apresentar todas as cores em diversas misturas ou apenas uma cor sólida

Cor: Pode apresentar diversas as cores em diferentes misturas ou apenas uma cor sólida

Chamados de vira-latas, mestiços, tomba-lixius, ou S.R.D. (sem raça definida), a verdade é que mesmo sem ter pedigree e os pais da mesma raça, estes cachorros têm tudo o que precisam ter para tornar as nossas vidas mais valiosas, quentes e interessantes.

Existe explicitamente, uma orientação e até uma indução sócio-emotiva, para que ao se adquirir um cachorro se faça a opção pelos que sejam de raça, até pelo próprio status proporcionado pelos cachorros de raça. O que tambem acaba criando um estigma que persiste de preconceito, desprestigio e desprezo pelos cachorros que não sejam de raça, os ditos vira-latas ou SRDs. Entretanto, não há uma sustentação científica para o conceito de raças caninas. Pois todos os cachorros pertencem à espécie Canis familiaris, ou como foi classificado mais recentemente Canis lupus familiaris, e todos descendem dos lobos cinzentos (Canis lupus), que foram domesticados provavelmente há 100 mil anos. E todos os cachorros, independente da “raça” são, portanto, uma subespécie dos lobos cinzentos.

Alguns são lindos, outros nem tanto. Em alguns é fácil identificar as raças de origem, outros já têm suas raízes fincadas no mistério eterno. Uns grandes, outros pequenos. O importante é que eles são inteligentes, amorosos, leais e divertidos.

Tal como os cães de raça pura (ou até melhor do que muitos deles), estes adoráveis peludos aquecem nossos corações com seus olhares “lambões”, com suas manhas e graças, seu charme de mestiço e sua fiel companhia.
Muitos mitos envolvem a natureza de cães sem raça definida. Uns dizem que eles são mais resistentes, mais amigos ou mais agressivos do que as outros raças. Não é verdade que cachorros mestiços sejam mais agressivos que cachorros de raça pura. O que acontece é que todas as raças puras foram desenvolvidas com um determinado propósito. São cães desenvolvidos para pastoreio de animais, para trabalhos de puxar carroças ou trenós, para guarda de propriedade, para caça de animais específicos e em tipos de terrenos diferentes, ou apenas para dividir companhia humana. Quando se tem um genuíno vira-lata é muito difícil, ou mesmo impossível, utilizar-se destas características para estabelecer um comportamento padrão, por isso algumas pessoas tem medo de suas reações.

Na maioria dos casos, vemos o contrário, cachorros SRD são mais alegres, obedientes e dóceis, temos exceções, por isso a educação do cão desde filhote é importante para conhecê-los profundamente.

Porém não se preocupe se você quiser adotar um cãozinho já na idade adulta, após bastante sofrimento, a única coisa que eles precisam é de amor e carinho, e estão dispostos a agradecê-lo de forma bastante alegre.

Vá até uma unidade de adoção da sua cidade e dê um lar a um destes cãezinhos!!

Fonte: Cachorros blog, Lord cão

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site