Guia de Raças | Cães

País de Origem: Grã-Bretanha

Classificação: Cão de grande porte

Perfil: Inteligente, companheiro, fiel e apaixonado por água

Expectativa de Vida: 10 a 13 anos

Tamanho: machos – 56 a 57 cm; fêmeas – 54 a 56 cm

Pelagem: Pelo curto e denso

Cor: Inteiramente negro, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa.

HISTÓRIA DA RAÇA

Embora não se sabe realmente a origem do Labrador Retriever, popularmente considera-se que essa raça teve origem na costa da Groenlândia, onde os pescadores foram vistos usando um cão de aparência semelhante para recuperar peixes. Um excelente cão de água, dotado de pelo resistente às intempéries e cauda singular, comparada à de uma lontra devido ao seu formato, enfatizam essa característica. Comparativamente falando, o Labrador não é uma raça muito antiga, tendo um clube próprio da raça sendo formado em 1916, antecedendo o Clube do Labrador Amarelo, fundado em 1925. Foi nas provas de campo que o Labrador encontrou a fama cedo, sido originalmente introduzido nesta atividade no final de 1800 pelo Coronel Peter Hawker e pelo Conde de Malmesbury. Foi um cão chamado de Malmesbury Tramp, descrito por Lorna, Condessa de Howe, como uma das raízes da raça.

 

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

O Labrador Retriever é um cão fortemente constituído, curto e extremamente ativo – o que se opõe a excesso de peso ou substância. Provido de crânio, peito e costelas largos e profundos, além de lombo e posteriores largos e fortes.

 

PERFIL

O Retriever do Labrador, ou simplesmente Labrador, é um cachorro de porte médio para grande, com corpo musculoso, forte e compacto. Gentil e inteligente, essa raça britânica, extremamente popular no Reino Unido, nos Estados Unidos e em outros países, como o Brasil possui três variações em relação à coloração da pelagem: amarelo, preto e chocolate, todas de comprimento curto. Por sua notável inteligência, adestrabilidade e aptidão para agradar seu dono, o Labrador foi ao longo dos anos desempenhando funções como a de cão-guia, cão de busca e salvamento, assim como a de cão farejador. Um esportista nato e um cachorro considerado “de família”, o Labrador precisa ser parte integrante e ativa de seu grupo. Devido sua pelagem dupla, a raça é resistente à água, mas necessita de cuidado regular. Conhecido por seu bom temperamento e delicadeza, o Labrador é um maravilhoso animal de estimação para famílias que tenham crianças pequenas ou pessoas idosas, podendo se adaptar a qualquer ambiente.

 

TAMANHO

Largo, curto e forte, provido de linha superior do dorso nivelada, o Labrador é um cão de porte médio e bem encorpado.

 

PELAGEM

A pelagem do Labrador é sempre curta, densa, sem ondulações ou franjas, dando a impressão de ser bastante duro ao toque. O subpelo é resistente às intempéries e a tosa geralmente é descartada para essa raça.

 

COR E MARCAÇÃO

Os Labradores primitivos eram todos de cor negra. Todavia, em 1903, o Kennel britânico ainda não tinha feito uma classificação dos cães cobradores e por isso, nessa época, inscreveram-se cães-irmãos como o Golden (dourado) e Labrador (negro), sem mencionar a textura e o comprimento do pelo. Provavelmente, estes Golden não foram mais do que os primeiros labradores de cor amarelo-camurça. A cor castanha é, contudo, mais recente, e teve origem nos canis do famoso criador Buccleuch. No início de sua existência, os Labradores eram cães castanhos com pelo ondulado. Buccleuch foi o precursor que inscreveu os primeiros sete exemplares da raça nos registos de caça do Kennel Club e ao seu trabalho se deve um dos melhores machos de cobrição e campeões de campo da sua época, o cão Peter of Faskally. É quase impossível encontrar uma linha de cães de campo na Grã-Bretanha ou Estados Unidos, nestes primeiros anos, que não tenha em suas veias o sangue desse cão. O responsável pela difusão da cor dourada é outro cão destacado, Bem of Hyde, nascido em 1899, e que foi selecionado como macho de cobrição em numerosas fêmeas, daí resultando os melhores labradores dourados do país.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site