Guia de Raças | Cães

País de Origem: Rússia

Classificação: Cão de utilidade (trenó)

Perfil: Dócil, Amigável, Gentil

Expectativa de Vida: 12 a 14 anos

Tamanho: Machos - 53,5 a 60 cm; Fêmeas - 50,5 a 56 cm

Pelagem: Dupla, de comprimento médio e de aparência felpuda.

Cor: Sua pelagem é bastante variada, desde de totalmente branco, vermelho e branco, cinza e branco até ao preto e branco.

HISTÓRIA DA RAÇA

O povo Chukchi, do nordeste da Ásia, foi quem desenvolveu a raça hoje conhecida como Husky Siberiano. Sua origem é desconhecida, mas ele é obviamente do grupo Spitz, que evoluiu por centenas de anos como um cão de trenó para esses povos nômades. 

Durante a corrida do ouro no Alasca, os cães se tornaram parte vital da vida nas regiões do Ártico, e as corridas de cães eram o entretenimento preferido. As corridas de apostas no Alasca, que cobriam mais de 600 km entre Nome e Candle, eram muito populares, e em 1909 os Chukchi trouxeram da Sibéria a primeira equipe de Huskies. 

Os primeiros Huskies Siberianos chegaram ao Canadá e depois aos Estados Unidos por volta de 1925, sendo reconhecidos como raça pela AKC em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos Siberianos trabalharam em equipes de busca e salvamento do Exército Americano, conquistando mais tarde a admiração do público. A popularidade da raça continuou a crescer até se tornar tão amado como cão de estimação quanto era como cão de exposição ou de trenó. Ele continua a ser uma das mais populares raças do Ártico.

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

O Husky Siberiano é um cão de trabalho, de porte médio, rápido e ligeiro. Seu movimento é fluente e gracioso. Seu corpo moderadamente compacto com pelagem densa; suas orelhas eretas e a cauda em pincel revelam sua herança nórdica. Seu andar característico é suave e aparentemente sem nenhum esforço.

Os machos da raça são bem masculinos, mas nunca grosseiros; as fêmeas, bem femininas, porém, sem demonstrar fragilidade em sua estrutura. Em condições ideais, com sua musculatura firme e bem desenvolvida, o Husky Siberiano não deve parecer pesado.

PERFIL

O temperamento característico do Husky Siberiano é amigável, gentil, mas também atento e expansivo. Não demonstra as qualidades possessivas de um cão de guarda, e tampouco é desconfiado com estranhos ou agressivo com outros cães. Algumas atitudes de reserva e dignidade podem ser esperadas de um cão adulto. Sua inteligência, docilidade e disposição o tornam um companheiro agradável e um cão sempre disposto ao trabalho.

TAMANHO

Os machos da raça devem medir entre 53,5 cm e 60 cm, enquanto para as fêmeas a medida deve variar entre 50,5 cm e 56 cm. Qualquer desvio dos termos deste padrão ou aparência de excessiva ossatura ou peso deve ser considerado como falta e ser penalizado.

PELAGEM

A pelagem do Husky Siberiano é dupla, de comprimento médio e de aparência bem peluda, mas nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão.

COR E MARCAÇÃO

Todas as cores são permitidas, desde o preto até o branco puro. É comum uma variedade de marcações na cabeça, incluindo muitas combinações não encontradas em outras raças.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site