Guia de Raças | Cães

País de Origem: Brasil

Classificação: Cão de guarda e utilidade

Perfil: Obediente, intolerante a estranhos

Expectativa de Vida: 9 a 11 anos

Tamanho: Machos - 65 a 75 cm; Fêmeas - 60 a 70 cm

Pelagem: Pelo baixo, macio, espesso e bem assentado.

Cor: São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, podendo ou não apresentar máscara preta.

HISTÓRIA DA RAÇA

A origem da raça Fila Brasileiro, como a de tantas outras raças caninas é incerta. Somente pode-se supor que descende do cruzamento de cães trazidos ao Brasil pelos conquistadores portugueses e espanhóis. De fato, é possível identificar no Fila Brasileiro traços de outras  raças caninas.

O olhar melancólico do Fila Brasileiro lembra bastante o Bloodhound, raça da qual herdou também o olfato apuradíssimo. Ao observar sua volumosa estrutura, pensa-se no Mastiff, que impõe respeito somente com sua presença, qualidade que soma-se a uma coragem quase brutal e um natural instinto vigilante. Finalmente, o Bulldog transmitiu-lhe o antigo temperamento impetuoso e implacável.

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

Raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Apresenta, aliada a uma massa muscular, grande agilidade concentrada e facilmente perceptível. As fêmeas devem exibir feminilidade bem pronunciada, diferenciando-se, nitidamente, dos machos.

PERFIL

Dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças. É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos. Caracteriza-se pela aversão a estranhos. De comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria, absorve perfeitamente ambientes e ruídos estranhos. É fiel à guarda da propriedade, dedicando-se, também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte.

TAMANHO

Os machos da raça devem medir entre 65 e 75 cm, enquanto para as fêmeas a medida deve variar entre 60 e 70 cm. Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem-estar do cão.

PELAGEM

Sua pelagem é formada de pelos baixos, macios, espessos e bem assentados.

COR E MARCAÇÃO

O branco, cinza rato, malhado, manchetado, preto e canela e azul são cores não permitidas. São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, com rajas de pouca intensidade até os fortemente rajados, podendo ou não apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitem-se marcações brancas nas patas, peito e ponta da cauda. Indesejáveis as manchas brancas no restante da pelagem.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site