Guia de Raças | Cães

País de Origem: China

Classificação: Cão de guarda e companhia

Perfil: Calmo, independente, reservado e leal

Expectativa de Vida: 9 a 12 anos

Tamanho: Machos - 48 a 56 cm; Fêmeas - 46 a 51 cm

Pelagem: Pode ser áspero ou liso, porém sempre densa

Cor: Preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco

HISTÓRIA DA RAÇA

A ascendência do Chow Chow é atribuída à China, onde ele foi mantido como cão de guarda e também usado para a caça. Esses cães têm sido reconhecidos na China por mais de dois mil anos e estão relacionados aos cães nórdicos do tipo Spitz, contendo também algo do Mastiff. Por causa da política de "portas fechadas" da China para o resto do mundo, os Chows não começaram a aparecer em outros países até por volta de 1800. Ele fez o seu caminho para a Inglaterra em algum momento durante o final do século XVIII e não foi realmente notado na Grã-Bretanha até 1920, com alguns exemplares sendo mostrados na Crufts, em 1925.

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

Ativo, compacto, lombo curto e acima de tudo bem equilibrado. De aspecto leonino, digno e orgulhoso e bem estruturado. A cauda é claramente portada sobre o dorso. Deve sempre ser capaz de se mover livremente e não pode ter tanto pelo que impeça as suas atividades ou cause sofrimento em climas quentes. Uma língua preto-azulada é uma de suas principais características.

PERFIL

O Chow Chow tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente de formato amendoados. Suas orelhas são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.

TAMANHO

Os machos da raça devem medir entre 48 e 56 cm, enquanto para as fêmeas a medida varia de 46 a 51 cm. Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

PELAGEM

A pelagem do animal pode ser considerada de duas maneiras. Na áspera o pelo é muito abundante, denso, reto e eriçado, mas não de comprimento excessivo. O subpelo é suave e lanoso. A pelagem é particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes. No caso da pelagem lisa, o pelo encontrado deve ser curto, denso, reto, plano, íntegro, não achatado, de textura felpuda como pelúcia. Qualquer redução artificial do pelo, que altere o contorno natural ou a expressão, deve ser penalizada, com exceção das patas, que podem ser arrumadas.

COR E MARCAÇÃO

O Chow Chow pode ser encontrado nas cores preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, sempre unicolor e frequentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor - sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é frequentemente mais clara.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site