Guia de Raças | Cães

País de Origem: Alemanha

Classificação: Cão de caça

Perfil: Trabalhador, social, brincalhão e bastante turbulento

Expectativa de Vida: 10 a 12 anos

Tamanho: Machos – 57 a 63 cm; Fêmeas – 53 a 59 cm

Pelagem: Curta, macia e brilhante, estende-se de maneira plana sobre o corpo

Cor: As cores são o fulvo, o malhado, e qualquer marcação que não ocupe mais de um terço da cor da pelagem

HISTÓRIA DA RAÇA


Bochechudos e brincalhões, os boxers aparentemente foram gerados através de cruzamentos entre os Brabants Bullenbeisser, da Bélgica e cães semelhantes de Danzig, ainda que se considere o buldogue inglês como um de seus antecessores imediatos. No passado, a criação dos Bullenbeissers ficou na sua maior parte nas mãos dos caçadores com quem trabalhavam durante a caça. Sua tarefa era segurar firmemente a presa perseguida pelos cães de caça, até a chegada dos caçadores que a matavam. Para esse trabalho, o cão tinha que ter a boca quanto maior possível, com uma dentadura ampla para prender e reter firmemente seu objeto. Qualquer Bullenbeisser com tais características era o mais indicado para esse trabalho, sendo assim utilizado na criação. Nessa época, apenas habilidade para o trabalho era critério de seleção para uso na criação. Esse critério de seleção levou à produção de um cão de focinho largo e nariz arrebitado.

 

PADRÕES DA RAÇA – DE ACORDO COM A CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA)

O Boxer é um cão de tamanho médio, pelo liso, compacto, robusto, de construção quadrada e ossos fortes. A musculatura é seca, fortemente desenvolvida e nitidamente definida. Sua movimentação é enérgica, poderosa e nobre. O Boxer não deve ser nem grosseiro, nem pesado, nem muito leve, nem sem substância.

 

PERFIL

O Boxer deve ter nervos firmes, ser seguro, tranquilo e equilibrado. Seu temperamento é da maior importância e requer maior atenção. Sua ligação e fidelidade para com seu dono e sua família, sua vigilância e sua intrépida coragem são conhecidas há muito tempo. Ele é dócil no meio familiar, mas desconfiado com estranhos. Alegre e afetuoso na brincadeira, contudo destemido quando a situação é seria. Fácil de ser treinado graças a sua docilidade, segurança, coragem, mordacidade natural e aptidões olfativas. Pouco exigente e limpo, é tão agradável e apreciado em seu círculo familiar tanto como cão de guarda quanto de companhia.

 

TAMANHO

Machos adultos medem entre 57 a 63 cm de altura enquanto as fêmeas estão entre 53 a 59 cm aproximadamente. Sendo que o macho não deve medir menos que o mínimo nem a fêmeas deve ultrapassar o máximo. No entanto o que é levado em conta é o balanço do conjunto qualidade individual já que o tamanho não é desqualificação. PELAGEM A pelagem do Boxer é sempre curta, brilhante caindo uniformemente e rente ao corpo, o que dispensa a tosa em qualquer hipótese.

 

COR E MARCAÇÃO

Castanho e dourado. Sendo que o castanho varia do mais claro ao escuro profundo. A variedade tigrada deve ter faixas pretas num fundo dourado. Marcações brancas não devem ultrapassar 1/3 da cor da base e não são desejáveis no dorso.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site