Cuidados, Dicas e Notícias
A importância de uma alimentação balanceada para cães e gatos (13/08/2019)

É sabido que os pets possuem necessidades nutricionais bem diferentes de nós, humanos. Ainda assim, um ponto em comum entre todos nós é a importância de uma alimentação balanceada para que todos possamos levar uma vida saudável.

É importante destacar que existem alimentos próprios a cada tipo de animal como cães e gatos. Muitas pessoas criam os seus animais oferecendo alimento caseiro, porém isso pode apresentar vários inconvenientes como doenças nutricionais ocasionadas por carência ou excesso de nutrientes, excesso de gordura e consequentemente sobrepeso, excesso de sal que sobrecarrega a função renal - um problema recorrentes em gatos -, excesso de carboidratos e de proteínas, entre tantos outros.

A necessidade de uma alimentação adequada, que requer nutrientes que forneçam energia é a base do estudo da nutrição animal. A qualidade na alimentação é essencial, uma vez que cães e gatos exigem proteína para substituir aquela usada para a manutenção do tecido e seu reparo, e também pra produção de anticorpos, hormônios, enzimas e hemoglobina.

As rações disponíveis no mercado são combat ou econômica, standart, premium e superpremium cada qual com suas vantagens e desvantagens. A ração combat é a mais barata e é produzida com ingredientes que variam de acordo com a oferta, apresenta baixa absorção, em torno de 60%; a ração stantart tem uma variação menor de ingredientes, a taxa de absorção é em média de 70%, é a ração mais vendida; a ração premium quase não varia os ingredientes e sua absorção é em média de 80%, e é um pouco mais cara; já a ração superpremium mantém a mesma composição de ingredientes, a absorção chega a 85%.

Mas o assunto não para por aqui. Você não pode oferecer qualquer ração ao seu pet sem antes conhecê-lo melhor e saber das suas reais necessidades e particularidades. E como escolher a melhor ração? Para conhecer essas necessidades, você deve levar seu pet ao veterinário, lá ele passará por exames de rotina, onde o veterinário descobrirá se ele tem alguma particularidade que deve ser levada em conta na sua alimentação.

Após isso, o que deve ser observado para a escolha da ração, é o porte do cachorro ou gato. Um pet de porte pequeno precisa de uma quantidade de nutrientes diferente de um pet de porte médio e grande. Por isso a importância de observar se a ração é para pets de porte pequeno, médio ou grande e oferecer o alimento adequado para eles.

Cães e gatos filhotes e adultos também se diferenciam na questão necessidade nutricional. Os filhotes precisam de nutrientes que irão ajudar em seu desenvolvimento saudável, por isso, ele deve se alimentar com ração para filhotes. Já os adultos precisam de uma ração que mantenha sua saúde em dia e que supra todas as suas necessidades para mais disposição e vitalidade. 

Assim, não alimente o seu animal de estimação com alimentos que não sejam destinados a ele. Lembre-se que comida de gato é só para gatos, que comida de cães é só para cães, e que os alimentos destinados ao consumo humano podem fazem mal ao seu pet.

Fonte: revistaveterinaria
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site