Cuidados, Dicas e Notícias
Como melhorar a Saúde e a longevidade do seu animal. (06/08/2019)

Qualquer que seja o seu bichinho de estimação e qualquer que seja a idade dele, é fundamental preocupar-se diariamente com a qualidade de vida do animal. Para isso, tenha em mente o seguinte: quase tudo do que o seu pet precisa é de um abrigo quentinho no inverno e de sombra e água fresca no verão!

Até porque, quando você comprou ou adotou o filhote, foi pensando em trazer mais alegria para a casa, não é mesmo? Agora responda: se o bem-estar do pet for comprometido de alguma maneira, como ele poderá propiciar essa alegria que você tanto espera?

Portanto, o principal motivo para você não descuidar da saúde física e psicológica do bicho é o fato de que essa relação é sempre uma via de mão dupla: quanto mais amor, carinho e cuidados você oferecer a ele, mais ele retribuirá os sentimentos positivos, multiplicando alto-astral e energia positiva na sua casa.

Questões como alimentação balanceada, veterinário em dia, atividades físicas, higiene adequada e brincadeiras divertidas são só alguns dos aspectos com os quais você terá que lidar para oferecer essa tão desejada qualidade de vida que seu animal merece. É importante atentar-se, principalmente às necessidades específicas de animais exóticos, como uma calopsita, por exemplo.

Pode até parecer muita coisa à primeira vista, mas não se assuste. Com o passar do tempo, esses hábitos vão se incorporar naturalmente ao seu cotidiano e à rotina da casa, trazendo benefícios que reforçam não só a saúde dos animais, mas também a harmonia do lar e o bem-estar de toda a família.

Além das questões prioritárias, como sugerimos acima, que envolvem a alimentação correta, a higiene adequada e a orientação veterinária, listamos a seguir outras 3 tarefas básicas para você cuidar bem do animal:

Deixe sua casa segura

Não restrinja esse cuidado à casinha do pet. O seu lar, como um todo, deve estar devidamente preparado para recebê-lo. Se o bicho em questão for um gato, redobre a segurança dele, instalando telas ou grades de proteção em muros, janelas, varandas ou quaisquer outros parapeitos da casa.

Faça brincadeiras que gastem energia

Além de auxiliarem o pet a perder calorias e prevenir problemas físicos de saúde, as brincadeiras são também a melhor forma de cuidar do fator psicológico do animal. Isso porque o constante exercício de brincar com o dono faz com que o pet não sofra com o estresse, a angústia e a ansiedade que comumente levam à depressão.

Cuidados específicos para cada fase da vida

Cada momento da nossa vida nós temos uma necessidade diferente, e com os pets a coisa caminha da mesma maneira. Bebês e idosos são aqueles que mais precisam da nossa atenção, portanto, nessas duas fases tão distintas, todo cuidado é pouco. Mas como fazer isso de forma correta, espontânea e sem gastar muito dinheiro? É simples. A receita inclui paciência, dedicação e muito carinho!

Fonte: petnanet.com.br
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site