Cuidados, Dicas e Notícias
Peculiaridades sobre o comportamento alimentar dos gatos (31/07/2019)

Gatos têm hábitos alimentares bem particulares. Quando falamos em ingestão de água, por exemplo, comparados aos cães, os bichanos ingerem uma quantidade muito menor de água. Acredita-se que a baixa ingestão de água se deve à evolução da espécie, sendo que seus ancestrais habitavam o norte da África, uma região com escassez de água, com isso seu organismo se adaptou a conservá-la.

O aumento da ingestão hídrica pode ser feita pelo fornecimento de água limpa e fresca e com fontes de águas correntes. Mesmo assim, a ingestão hídrica de alguns animais fica abaixo de suas necessidades. Uma ótima saída para essa questão são os alimentos úmidos, que fornecem água e outros nutrientes fundamentais para animais sadios ou doentes.

Diferenças importantes

Os alimentos úmidos são separados em duas categorias: completos e petiscos. Os alimentos úmidos são mais palatáveis e digestíveis que o alimento seco, e possuem menos quantidade de carboidrato que esses.

A utilização de alimento úmido de forma única ou em parte da alimentação de gatos é uma ótima maneira de estimular a ingestão hídrica destes animais, já que, em média, os alimentos úmidos possuem 75% de água e os alimentos secos cerca de 6% a 10%.

Alimentos úmidos podem ser oferecidos a animais sadios ou doentes, como é um alimento mais palatável, podendo ser usado em casos de anorexia e hiporexia.

Mitos e verdades sobre o alimento úmido

- Ração úmida faz mal. Mentira! As rações úmidas têm nutrientes balanceados para a dieta de pets, por isso, não fazem mal aos nossos amigos.

- O alimento úmido pode atrapalhar na alimentação regular do animal. Verdade! Muitas pessoas utilizam a ração úmida como petisco, ou seja, como um agrado para o animal. Se essa for a sua intenção, cuidado! Por serem mais palatáveis, o animal pode deixar sim de comer a ração seca.

- O alimento úmido é mais calórico. Mentira! Ele tem mais de 75% de água, por isso não tem mais calorias que um alimento seco.

- O alimento úmido só deve ser dado a animais doentes. Mentira! Ele pode ser dado a todos os animais, tanto sadios, quanto os doentes. Com moderação e orientação de um profissional.

- O alimento úmido pode ajudar nos problemas renais, característicos dos gatos. Verdade! Seu teor de umidade, como já dissemos anterioremente, é bastante superior ao do alimento úmido. Frente à essa característica dos gatos, de beberem pouco líquido, o alimento úmido pode sim ser uma aliado dos bichanos contra problemas no trato urinário.

Fonte: geracaopet
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site