Cuidados, Dicas e Notícias
O que você precisa saber sobre Saúde Animal (08/07/2019)

Quem é que não deseja ver seu pet bonito e saudável por muito e muito tempo? Nós sabemos o quanto a vida dos animais é curta e o quanto nos preocupamos quando algo de ruim acontece com a saúde deles. Para isso, alguns cuidados são necessários — entre eles o check-up periódico em animais de estimação.

Esta simples medida pode diagnosticar algumas doenças precocemente e evitar que muitas delas se agravem por falta de tratamento. Com isso, você garante a saúde animal do seu amigo. Lembre-se que qualquer doença, quando tratada na sua fase inicial, tem possibilidade de cura infinitamente maior.

Sendo assim, confira nessa matéria tudo sobre check-up, o que ele avalia, qual a periodicidade que deve ser feito e muito mais.

O que é um checkup de animal de estimação?

É uma consulta em que o veterinário realiza uma avaliação geral no pet. Ele começa fazendo uma anamnese (questionário em que se obtém um breve histórico da vida do animal) e uma avaliação clínica.

Após isso, são requisitados alguns exames laboratoriais e, se necessário, alguns exames de imagem nos quais algumas doenças podem ser diagnosticadas.

Qual é a idade ideal para que o pet se submeta a essa avaliação?

O animal deve passar por um check-up em qualquer idade, desde filhote até a fase adulta, especialmente na velhice No entanto, quando ele ainda é novo, são verificadas apenas questões em relação à vermifugação, protocolo de vacinação, controle de pulgas ou carrapatos, diagnóstico de alguma doença congênita ou qualquer outro problema que eles possam apresentar momentaneamente.

Já na idade adulta e velhice, os exames podem ser mais aprofundados, visto que com o passar do tempo alguns problemas surgem sem que o dono perceba. Por isso, alguns exames laboratoriais e de imagens são requisitados, com a finalidade de diagnóstico e prevenção, mas geralmente sempre tem a ver com o que é avaliado na anamnese e exame clínico.

Qual a periodicidade de um check-up?

A frequência desse tipo de consulta depende de alguns fatores. No geral, para animais jovens e que não apresentam nenhuma doença pré-existente, a consulta pode ser feita anualmente — já que de qualquer forma ele terá que tomar as vacinas e ser vermifugado. No entanto, para animais acima de sete anos, essa frequência deve diminuir para seis meses.

O que é verificada na anamnese do pet?

A anamnese é um questionário feito pelo médico veterinário, no qual ele colhe algumas informações importantes sobre o histórico de vida do animal. As informações mais comuns em uma anamnese são: idade, local em que vive, alimentação, hábitos de vida (se faz exercícios ou se é sedentário, por exemplo), se convive com outros animais, se já cruzou, se já teve filhotes, entre outras.

Como é feita a avaliação clínica?

Na avaliação clínica são averiguados alguns dados acerca da saúde do animal, tais como peso, mensuração da temperatura, vacinação (se está em dia), vermifugação, saúde bucal, hidratação, coloração das mucosas, ausculta cardiopulmonar, se há presença de pulgas e carrapatos, entre outros.

Quais os outros exames que podem ser requisitados?

Dependendo dos resultados da anamnese e exame clínico, outros exames complementares podem ser requisitados, são eles: hemogramas, exames bioquímicos, testes hormonais, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.

Algumas doenças são bem silenciosas e só são descobertas por meio de exames mais aprofundados e específicos. Por isso, é muito importante o check-up, pois ele é capaz de livrar seu pet de tratamentos mais sacrificantes e intensos. Trata-se de uma medida preventiva que, certamente, traz uma vida mais longa e feliz para seu animal de estimação.

Fonte: vetquality.com.br
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site