Cuidados, Dicas e Notícias
Terapias alternativas para pets. Quais podem ajudar? (29/03/2019)

O uso constante de remédios pode causar danos a diversos órgãos do corpo humano, como o fígado e estômago, além de muitos outros efeitos colaterais. Por isso, em muitos casos, é possível optar por uma terapia alternativa, que foge dos medicamentos pesados e invasivos. Com os pets não é diferente!

Hoje, várias terapias alternativas para os nossos bichinhos de estimação estão sendo procuradas para alívio de dores, desconforto e até comportamento. As terapias alternativas para pets não oferecem cura, mas, sim, uma maior qualidade de vida e alívio de sintomas.

Confira abaixo as mais populares possibilidades de tratamento:

Florais

O tratamento por florais é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1956 como uma terapia complementar. Seu potencial é reconhecido em mais de 50 países. Sem contraindicações tanto para humanos, quanto para pets, os florais podem ser usados para lidar com distúrbios emocionais.

Para pets em específico, o floral pode auxiliar em questões de comportamento, como latidos em excesso, agressividade, depressão, solidão ou problemas de adaptação. Na maior parte dos casos, o uso do floral é simples: basta pingar algumas gotas da essência na água que será oferecida ao pet.

Musicoterapia

Acredita-se que a música seja benéfica para a saúde desde a idade medieval. Entretanto, seu uso oficial como terapia passou a ser mais popular quando, no passado, ajudou veteranos de guerra a vencerem o estresse e a depressão.

A terapia que utiliza sons, no caso, músicas, pode auxiliar no tratamento de cura de doenças, diminuição do estresse e melhora do comportamento. Não há contraindicações, porém, se mal realizada, pode resultar em maior agressividade.

Em um tratamento a longo prazo, o terapeuta profissional pode, ainda, indicar atividades para os donos dos pets realizarem em casa.

Massoterapia

Focada no relaxamento e na flexibilidade do músculo, a massoterapia é capaz de aliviar dores, ansiedade e estresse. Por acalmar o animal, auxilia na harmonia e bom funcionamento do sistema digestivo, melhorando também a sua circulação.

Podem ser realizadas várias técnicas dentro da massoterapia. Além de melhorar a circulação sanguínea e linfática, como já citado, ela também auxilia no funcionamento do sistema nervoso.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica realizada por meio de finas agulhas, que são espetadas em pontos específicos para causar estímulos a uma determinada região. De origem chinesa, é bastante popular e eficaz.

Em casos de pets, pode ser realizada para o tratamento de doenças musculares, problemas respiratórios, neurológicos ou digestivos, doenças dermatológicas e irregularidades na estrutura óssea. Muitas vezes é utilizada como complemento da fisioterapia veterinária.

As terapias alternativas para pets podem auxiliar em vários aspectos, desde enfermidades até problemas de comportamento. Faça uma avaliação, consulte um veterinário de confiança e procure melhorar a sua qualidade de vida e a de seu bichinho.

Fonte: PetBlog/Folha Vitória
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site