Cuidados, Dicas e Notícias
Como dar remédio de forma fácil para o seu pet (14/03/2019)

Todos nós sabemos que quando o pet fica doente e o tratamento envolve medicação via oral, bate aquele pânico: como dar comprimido para cachorro? E para os gatos, que são ainda mais temperamentais? É melhor abrir a boca ou o comprimido pode ser amassado na ração? O que fazer para ele não cuspir? Realmente, na maioria dos casos, dar remédio para os pets não é uma tarefa nada fácil.


Por isso separamos 5 dicas que podem te ajudar a cumprir essa missão do jeito mais tranquilo possível, tanto para você, quanto para o seu amigão de quatro patas!


1. Ofereça o comprimido
A primeira tentativa de dar o comprimido para cachorro é oferecer a ele. Coloque a cápsula em sua mão e deixe ele cheirar. Alguns podem achar que é um petisco e comer sem perceber. Entretanto, é preciso dizer que, infelizmente, a maioria vai recusar. Se funcionar, em uma segunda ou terceira vez, você provavelmente precisará recorrer a outro método. O cheiro vai remeter àquela experiência não tão apetitosa e ele se mostrará desinteressado.

2. Faça o remédio parecer um petisco
Essa é uma das maneiras mais comuns de tentar dar remédio para cachorro. Se o medicamento for um comprimido, experimente jogá-lo para o peludo como se fosse um petisco ou deixá-lo cheirar a cápsula na sua mão. Muitos cães apressadinhos podem cair nessa! A vantagem é que eles nem percebem que acabaram de tomar um remédio, e você pode dar um petisco de verdade como recompensa. Mas a técnica dificilmente vai funcionar nos casos em que você terá que dar comprimido para cachorro por um período longo. Nessas situações, há outras alternativas que podem ajudar.

3. Use a hora da comida para dar o remédio
Outra técnica comum é dar comprimido para cachorro junto da comida. Aproveitar a hora da refeição é um método clássico para fazê-lo engolir o conteúdo sem perceber, uma vez que costuma funcionar bem. Veja algumas formas de misturar o medicamento na comida:
Misture na ração: para alguns, dar comprimido para cachorro basta misturar a pílula na ração. Mas não deixe o remédio à vista

Coloque sem o cão perceber: enquanto o peludo estiver afoito comendo, coloque o medicamento no pote. É preciso ser rápido para que ele não perceba e nem tenha tempo de notar que há algo diferente. Quando reparar, já foi! Já está em seu estômago

Alimento úmido: esconda o comprimido para cachorro em uma comida mais pastosa ou úmida. Existem diversas opções de patê pronto no mercado. Se preferir, você também pode fazer em casa, umedecendo um pouco a ração. Os grãos logo se transformarão em um “bolo”. Dessa forma, esconda a medicação no meio disso e sirva

4. Corte ou amasse o comprimido
Muita gente se pergunta se pode dar comprimido amassado para cachorro, e a resposta é que, no geral, sim! Para ter certeza se é o caso do comprimido do tratamento do seu cão, confira na bula e pergunte ao veterinário. Se não houver problema, pode dar comprimido amassado para cachorro sim. Cortar ou amassar o remédio facilita a sua vida e a do cachorro.

Isso porque a fragmentação do medicamento ajuda a esconder, mascarar e misturar na comida. É também é benéfica também para que o cão não perceba uma textura diferente ao mastigar. Além disso, dificulta que ele separe o conteúdo da comida ao comer ou deixe de ingerir.

5. Camufle o medicamento na comida favorita do seu pet
Adicione o remédio e ofereça ao seu pet. Uma boa dica aqui é tentar excitar e instigar o desejo do cachorro por aquela comida deliciosa. Esse método é ótimo para aqueles que comem rapidamente, sem pensar. Se pararem para cheirar ou comer aos pouquinhos, o fracasso será iminente.

Se mascarar o remédio na ração não teve sucesso, é hora de apelar para a comida favorita do peludo. Pode ser uma carne, um legume ou uma fruta, por exemplo. Mas é claro, desde que seja um petisco saudável. A banana é uma ótima pedida, pois a maioria dos cães adora e é fácil de colocar algo dentro. Quem diria que dar remédio para cachorro seria tão gostoso?

Fonte: doghero
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site