Cuidados, Dicas e Notícias
O que fazer se o tédio dominou seu gato? (19/12/2018)

Quem possui gatos como bichos de estimação sabe bem: para eles viverem em harmonia com a gente, é importante mantê-los sempre animados e felizes, oferecendo cuidados para que eles não caiam no tédio completo daquela rotina diária.

Para isso, é de suma importância entender um pouco dos sinais que eles apresentam quando estão entediados. Convidamos você a aprender a interpretar alguns sinais do seu felino de estimação com algumas de nossas dicas!

Dicas Valiosas

Quando os bichanos ficam muitas horas sozinhos, eles podem se sentir entediados ou tristes, pois não recebem incentivos mentais ou físicos. Essa falta de estímulo pode causar desânimo e até doenças. Nesses casos, eles costumam demonstrar alguns sintomas, tais como:

1. Comportamentos repetitivos: O gato costuma se lamber sem parar e repetir alguns movimentos como morder a própria pele e arrancar os pelos, podendo até mesmo causar feridas, algo muito parecido com o estresse;

2. Inatividade em grandes períodos: Apesar de dormirem muito - até mais de 20 horas por dia -, os gatos tendem a ficar mais desanimados quando não recebem atenção suficiente;

3. Comilança durante o dia: Assim como os seres humanos, os felinos entediados passam a comer mais e não ficam satisfeitos facilmente, correndo o risco de se tornarem obesos.

Além desses sinais, seu gato também pode começar a miar alto sem motivo aparente, se esconder com frequência e deixar de usar a caixa de areia como fazia antes. Por isso, fique atento!

O Tédio pode ter um fim?

Para acabar com a monotonia da rotina do seu felino, existem algumas dicas importantes que devem ser seguidas, como, por exemplo:

- Fazer com que o felino procure pelo alimento dele. Separe um pouco da ração e esconda em alguns pontos da casa, dando pistas para que ele possa caçar.

- Em um recipiente de plástico, faça aberturas em volta dele e coloque mimos dentro. Depois disso, pendure em algum lugar para que seu gato possa pular até alcançar o objeto.

- Existem alguns objetos que o felino pode escalar para caçar brinquedinhos ou aperitivos. Eles podem ser encontrados na maioria dos pet shops. Além disso, bolas e bichinhos de pelúcias podem distraí-lo enquanto você estiver fora de casa.

- Antes de sair de casa, passe algum tempo brincando com seu pet, fazendo com que ele gaste um pouco de energia. Dessa maneira, ele ficará mais cansado, aproveitará os momentos que ficará sozinho para descansar e estará mais animado quando você retornar ao lar.

Por fim, lembre-se de que brincar e distrair seu felino fará com que você e ele possam ter algum tempo de entretenimento, trazendo felicidade e harmonia para ambos.

Fonte: areiadegato.com.br
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site