Cuidados, Dicas e Notícias
Por quê cachorro come grama? (06/06/2016)

Todos já viram o seu cachorro fazer – mastigar uma graminha verde como se fossem uma vaca e não um cachorro. Alguns cães mastigam um pouquinho de grama durante um passeio enquanto outros pegam tudo o que podem.

Então, por quê cachorro come grama?

De acordo com especialistas, os cães são onívoros e podem receber seus nutrientes de uma variedade de fontes. Estas incluem carnes, grãos, frutas e vegetais. Na vida selvagem, cães ferozes caçam carne fresca e limpam carcaças e frutas que caem das árvores. Alguns comem até mesmo raízes.

A grama também é uma parte típica da dieta canina selvagem. A grama contêm uma grande quantidade de fibras de difícil digestão que são realmente nutritivas apenas para animais como roedores. Diferentemente dos cães, ruminantes como a ovelha e o gado possuem microrganismos no aparelho digestivo que convertem fibras indigestas em digeríveis.

Essas fibras têm sim uma função na nutrição canina, mas em pequenas quantidades. Esses tipos de fibras ajudam a digestão do seu cão.

Existem algumas teorias e mitos acerca deste hábito:

1. Problemas digestivos e respiratórios

Algumas pessoas especulam que os cães comem grama em função de problemas digestivos. A teoria é de que se eles têm desconforto, comendo grama irão aliviá-lo.

Comer grama tipicamente não é um sintoma de maiores problemas digestivos, mas pode ser em alguns casos. A maior parte dos donos percebem os sintomas da doença antes que o cão sequer comece a comer a grama ou aumente o seu consumo.

Caso o seu cão sofra de uma sensibilidade crônica no estômago, diarreia, intestino inflamado ou pancreatite, ele pode comer mais grama que outros cães.

Comer plantas em excesso pode até mesmo causar problemas digestivos! Muitos donos reportam que o seu cão consome grama e depois vomita. Acredita-se que esse vômito é em função de irritação no estômago em função do consumo excessivo de grama.

Comer grama e outros materiais de madeira como gravetinhos podem predispor os cães a inflamação digestiva e respiratória. Se muito material de madeira é ingerido pode ficar difícil para o cão digerir. Bloqueios intestinais são dolorosos e podem trazer risco de morte se não tratados rapidamente. Se você acredita que o seu cão consumiu demais, vomita frequentemente após comer vegetação ou materiais de madeira em excesso ou parece não estar bem, contate um médico veterinário assim que possível.

Muitos desses casos que se apresentam ao veterinário depois de comer grama, estão com nariz sangrando, tossindo, babando e com ânsia de vômito. Outros podem comer grama tranquilamente sem apresentar problemas por semanas ou meses. Esses cães às vezes desenvolvem espirro excessivo. Sedação é comumente necessária para examinar o nariz e boca do cão. Endoscopia também ajuda, já que pode ser difícil visualizar nas pequenas passagens nasais em alguns cães.

2. Limpeza de parasitas

Cães mais novos ingerem plantas mais comumente e também estão mais propensos a terem parasitas intestinais. A teoria é de que plantas como grama e folhas podem ajudar a limpar o intestino e remover parasitas.

É bom notar que comer grama também pode expor o seu cão à parasitas, que por sua vez podem causar problemas digestivos. Se o seu cão come grama numa área com muito tráfego de cães, a grama geralmente está contaminada com fezes contendo vírus, ovos de parasitas intestinais e larvas. Outros animais selvagens presentes na área também podem contaminar o local.

3. Problemas comportamentais

Comer grama pode ser um sintoma de um problema comportamental maior. Alguns cães comem grama porque estão entediados, ansiosos ou possuem algum distúrbio obsessivo compulsivo. Cães que são criados em ambiente aberto sem brinquedos, humanos ou interação canina passam o tempo mastigando grama, gravetos e outras vegetações.

Muitos desses cães são difíceis de levar para passear na coleira ou de mantê-los sob controle em área aberta porque estão focados em buscar grama.

Treinamento regular pode ajudar a tirar essa obsessão do seu cachorro. Pode envolver manter sua atenção com um petisco ou brinquedo altamente desejado. Enquanto você estiver fora com o seu cão, frequentemente recompense-o com pequenos petiscos.

Isso ajudará não apenas distraí-lo da busca por grama, mas também reforça positivamente ele prestar atenção à você. O objetivo é ter o seu cão mais interessado em interagir com você em vez de ficar obcecado procurando grama.

Caso o seu cão pareça obcecado em comer grama, fale com o seu veterinário ou adestrador sobre como melhor corrigir este problema.

4. Deficiências Nutricionais

Outro mito é que cães comem grama em função de deficiências nutricionais. Não existe comprovação sobre isso e a maioria dos cães come ração balanceada. E como mencionado anteriormente, a grama não é muito nutritiva para cães, então comê-la não trará muito benefício.

Quando os animais comem coisas que não são comida, pode sim ser sinal de deficiência nutricional, especialmente quando comem pedra ou solo. Comer grama pode ser pode ser pela mesma razão em algumas circunstâncias.

O seu cão pode comer grama para suplementar sua dieta com fibra. Cães que comem dietas desbalanceadas, muita proteína, sem grãos ou dietas cruas às vezes podem comer grama. É em função de uma falta de fibra na dieta? Dependendo da dieta é sim uma possibilidade.

Comportamento normal ao comer grama

Muitos donos de animal de estimação perguntam ao seu veterinário, porque cachorro come grama. Se ele não está doente, está apenas agindo estranho? A resposta de especialistas é simples: É um comportamento normal do cão.
Comer grama é um comportamento normal dos cães e nós não entendemos completamente o por quê fazem. Comer grama semanalmente ou até diariamente é considerado normal.

Comer grama raramente significa que alguma coisa está errada com o seu cão. Em uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia – Davis Escola de Medicina Veterinária em 2008 mostrou que a maioria dos cães que comem grama regularmente são normais e saudáveis.

Prevenção

Se o hábito de comer grama do seu cão é um problema, o melhor é cuidar para que não coma em excesso. A melhor forma para isso é ficar de olho no seu cão. Caminhar com ele em guia curta e distraí-lo com petiscos toda vez que for tentar comer grama. Não permita que o seu cão vague sem coleira se ele for propenso a pastagem.

Se comer grama acontece apenas ocasionalmente, não se preocupe, não existe nada de errado com o seu cão. Já que esse hábito se preservou pela domesticação, dever servir a algum propósito biológico que ainda temos que descobrir. Estamos sempre aprendendo mais sobre saúde animal, então a próxima vez que você vir um veterinário, fique a vontade para perguntar porque cachorro come grama. A resposta pode surpreendê-lo.

Fonte: Deborah Shores - www.howtoteachadog.com
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site