Cuidados, Dicas e Notícias
Cachorros são capazes de detectar pessoas de luto (18/11/2015)

Os cães são capazes de detectar quando uma pessoa está deprimida, com um grave problema de saúde ou a fazer o luto pela perda de alguém próximo e querido.

A capacidade de ‘decifrar’ a linguagem corporal das pessoas e de compreender os seus sentimentos através dos odores faz com que os cães tenham este ‘superpoder’ de apurar quando alguém precisa de auxílio ou simplesmente de uma palavra (leia-se pata) amiga.

No livro ‘All Dogs Go to Kevin: Everything Three Dogs Taught Me -That I Didn’t Learn in Veterinary School’ (‘Todos os cães vão dar ao Kevin: Tudo o que três cães me ensinaram – que eu não aprendi na faculdade de veterinária’, tradução livre), a veterinária Jessica Vogelsang dá o exemplo de três cães que tiveram um papel essencial em três distintas fases da sua vida, uma mudança de casa, uma depressão pós-parto e a descoberta de um cancro em fase terminal (neste caso, o da sua mãe).

Com a história destes três amigos de quatro patas, a veterinária conseguiu provar que os cães são uma presença fundamental no estímulo do ânimo das pessoas que atravessam momentos difíceis, lê-se no site Portal do Dog, que recuperou o livro editado no verão.

Além disso, o comportamento do cão consegue, ainda, ser um sinal de alerta no caso de doença, uma vez que o animal consegue ‘farejar’ o cancro e tende a permanecer ‘eternamente’ junto das pessoas com pouco tempo de vida.

E sempre que alguém não está bem, o cão não sai de perto. A presença do cão é constante sempre que a pessoa dá sinais de que não está bem, sejam esses sinais notórios aos olhos de outros ou apenas dos cães. E foi o que aconteceu quando Jessica perdeu a mãe.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site