Cuidados, Dicas e Notícias
Cuidados especiais durante a gestação de fêmeas (07/06/2017)

Animais de estimação, assim como os humanos, também precisam ser tratados de forma especial durante o período de gestação. O cuidado deve começar antes mesmo da fêmea entrar no cio, com a vermifugação e uma segunda dose da vacinação, para evitar que o animal adoeça e transmita aos filhotes alguma enfermidade.

Enquanto prenha, a fêmea precisa de uma dieta rica em energia e nutrientes. Também no período de lactação é essencial que a cadela ou a gata no caso receba cálcio e, muitas vezes, uma complementação com nutrientes. Um suplemento rico em cálcio, que atua como um reforço mineral no organismo e que pode ser dado à fêmea, é o Cal-D-Mix, comercializado pelo laboratório Vetnil.

Contudo, é importante lembrar que cuidados básicos como esses não podem se resumir apenas quando a fêmea está grávida, mas também devem se estender no pós-parto para garantir que mamãe e filhotes sejam saudáveis.

A gestação de cadelas pode variar entre 58 e 63 dias, enquanto que de gatas varia entre 60 e 64 dias, podendo ocorrer intervalos maiores dependendo das raças. Já um acompanhamento do médico veterinário responsável também é necessário, pois ele irá orientar sobre as necessidades nutricionais e os cuidados necessários à nova família.

Fonte: PetMag/UOL
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site