Cuidados, Dicas e Notícias
Gatos que convivem com cães comandam na maioria das vezes (25/12/2014)

Diferentemente do que retratam filmes e desenhos animados, cães e gatos costumam conviver em harmonia e, pasmem, a soberania é quase sempre felina! Gatos são mais territoriais e, por isso, têm fama de durões, explica a veterinária especializada em felinos Graziela Maria Vieira, que completa: Já os cachorros são mais sociais e administram bem um animal de espécie diferente no mesmo espaço.

Dona de dois cachorros e três gatos, a veterinária Fernanda Lorenzo comprova a superioridade dos felinos. Já tinha os cachorros quando os gatos vieram e, em questão de dias, os bichanos mostraram seus traços dominantes, afirma.

No entanto, Mauro Lantzman, veterinário e professor de psicobiologia da PUC-SP, faz um alerta sobre esses palpites, que interpretam como ciúme alguns comportamentos: Quando bichos e humanos dividem o mesmo teto, algumas respostas a estímulos podem ser confundidos com personalidade. Mas isso depende do ambiente social em que vivem e também do temperamento do cachorro.

CONVIVÊNCIA PACÍFICA

- Gatos de pelos longos, como persas e angorás, são mais adaptáveis ao convívio com cachorros;

- Para os cães, não existe uma raça adequada, basta que o animal seja dócil;

- Quando o bicho novo chegar, deixe-o em um cômodo sozinho durante 24 horas. O tempo irá ajudá-lo a reconhecer os movimentos da casa e fará com que os animais sintam os cheiros uns dos outros por debaixo da porta.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site