Cuidados, Dicas e Notícias
Caninos Brancos (25/11/2014)

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados importantes quando o assunto é em relação aos seus dentes. Segundo a ABOV – Associação Brasileira de Odontologia Veterinária –, a periodontite, uma doença que afeta a gengiva, está entre os problemas mais frequentes enfrentados pelos bichinhos. De cada dez animais, oito possuem o problema. Ou seja, todos os animais adultos terão a doença um dia.

Fraturas, tártaro, tumores, infecções e mau hálito também estão na lista de doenças bucais que atingem os animais. 

Para evitar que sofram desses males, vale acostumar seu animal, desde filhote, a escovar os dentes. Quando são mais velhos, é mais difícil deles aceitarem uma escovação tradicional, tendo eles, muitas vezes, de precisarem passar por procedimentos de raspagem de tártaro e de canal que, apesar de serem indolores, exigem anestesia geral.

Embora em frequência menor que nos humanos, o ideal é escovar os dentes dos cães e gatos todos os dias. Caso não seja possível, é necessário tentar fazer o procedimento pelo menos três vezes por semana. Nos outros dias, ossinhos e petiscos podem ajudar a limpar os dentes e melhorar o hálito. É importante ainda lembrar que ossos naturais, mesmo cozidos, não são recomendáveis, uma vez que podem fraturar os dentes.
Para quer sua rotina em relação à escovação dos dentes do seu pet fique mais fácil e completa, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a manter os dentes mais limpos e brancos do seu bicho de estimação sempre em dia:

- Passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, pelo lado de fora, para que ele se familiarize com o objeto. É importante não deixá-lo mordê-la. 
- Associe este momento a brincadeiras, petiscos e carinhos. Depois de escovar os dentes, leve-o para passear ou o recompense com petiscos.
- Massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele se acostumar com o movimento. 
- Comece escovando um ou dois dentes apenas. Pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, seis, e assim sucessivamente. Todo este treinamento pode levar alguns dias. Só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova. 
- Teste diferentes tipos de pastas até achar um creme dental que ele goste. Alguns cremes dentais possuem gostos de carne ou peixe, para estimular a escovação.  
- No Brasil, existem poucas opções de escovas de dente para bichos. Se não encontrar ou se o preço for muito alto, não desista! Compre uma escova de gente, mas adequando o tamanho e maciez ao porte do cão ou gato. Se for filhote, experimente uma escova infantil e bem macia.
- Cheque periodicamente como está a boca de seu bichinho. A língua deve estar vermelho vivo e os dentes não podem estar amarelados.
- Nunca use creme dental humano, pois ele possui flúor e detergente, que não fazem bem aos animais.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site