Cuidados, Dicas e Notícias
Higiene bucal para gatos? (21/01/2013)

Todos sabem que os gatos estão entre os animais mais independentes, com hábitos e manias bastante peculiares. Seu apetite, por exemplo, é bem seletivo.

Também eles não gostam nem um pouco que abram sua boca e, por isso, será que como no caso dos cachorros, os felinos também precisam que seus dentes sejam escovados?

A resposta é simples e clara: sim, pois a ação de higiene é necessária também para prevenir uma série de doenças.

Uma boca cheia de tártaro pode ser fonte de bactérias que, se caírem na corrente sanguínea do animal, podem acabar se alojando no coração ou nos rins nesses órgãos, os micro-organismos causam diversos problemas à saúde dos animais.

Para afastar esse perigo, o primeiro passo é habituar o gato à ação, quando o ideal é que seja feita o mais cedo possível, ou seja, desde a época em que é filhote. A prática evita ainda um grande estresse mais tarde, quando o pet se tornar adulto: se ele não estiver familiarizado com a higienização, oferecerá resistência podendo ser necessário mais de uma pessoa para a limpeza de sua cavidade bucal. Entretanto, mesmo os adultos podem ser treinados.

Quanto à escovação propriamente dita, deve-se inicialmente massagear a gengiva e os dentes do bicho apenas com o dedal ou uma escova própria para felinos; tudo para criar uma espécie de condicionamento. Com isso, o bichano ficará mais seguro e perceberá que a companhia de seu dono pode ser prazerosa, já que ele (animal) vai encarar todo o procedimento como um momento de interação.

Após aproximadamente uma semana, introduza a pasta de dentes primeiramente a aplicando apenas na boca, na intenção de acostumá-lo com o gosto do produto (os sabores variam de frango a carne). Depois deve-se massagear lentamente os dentes em movimentos circulares com uma escova especial ou dedal, limpando toda a superfície da dentição.

Ainda, como todo animal de estimação gosta de mimos, por que não preparar algo de interessante para depois do “escova-escova”? Há muitos brinquedos e produtos que os gatos adoram e brincar com eles logo em seguida pode ser um fator determinante para que encarem a higiene bucal como um momento de interação com seus donos como já citado.

Contudo, oferecer ração seca também contribui para diminuir o acúmulo do tártaro. Quando ela é mastigada, ocorre um atrito natural do alimento com o dente, evitando o acúmulo da placa bacteriana. Além disso, um adstringente bucal específico pode ser adicionado à água de beber para dar uma amenizada no mau hálito.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site