Cuidados, Dicas e Notícias
Filhotes: mania de morder quase tudo (24/08/2011)

Um filhote de cachorro chega em casa e seu dono acha que tudo será pura felicidade até que a primeira cadeira acaba destruída pelos seus lindos dentes. Mas, afinal, por que os filhotes gostam tanto de morder a mobília?

Conforme Daniel Gerardi, professor de medicina veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), isso ocorre por dois motivos principais. O primeiro é a dentição. Por volta dos três meses e meio de idade o filhote começa a sentir dor por causa dos dentes que estão crescendo. Então eles descobrem que, mordendo, conseguem aliviar essa dor (sendo essa uma sensação mais ou menos parecida com aquela que ocorre quando coçamos uma pequena ferida). “Ele tem uma certa dor, como também o bebê; então os filhotes começam a morder para aliviar essa irritação”, comenta.

O segundo motivo é relacionado ao perfil do animal e pode indicar apenas a forma que ele encontrou para demonstrar sua vontade de brincar. “Muitas vezes é associado à curiosidade desses filhotes; ao comportamento mais brincalhão deles”.

Mas, para evitar – ou tentar evitar – o problema, o veterinário diz que só há duas coisas a fazer: comprar brinquedos indicados para filhotes e, em uma medida um pouco mais extrema, impedir o acesso do animal à mobília, Gerardi ainda explica que existem casos em que o pet adulto continua com a mania de morder tudo. De acordo com ele, essa atitude pode ser uma forma de chamar a atenção. Por isso existem veterinários especializados em comportamento animal – ressaltando que tal especialidade ainda está em crescimento.

Então quem sofre problemas com animais adultos que continuam roendo (ou destruindo) a mobília da casa e todo e qualquer objeto que encontrar pela frente, pode procurar um desses especialistas citados para, adequadamente, tratar desse comportamento.

Fonte: Texto: Imbramil Foto: Reprodução
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site